PTESEN

FAQ

O que é a Humanitude?

A Humanitude é uma metodologia de cuidado, desenvolvida durante 40 anos por Yves Gineste e Rosete Marescotti, que promove o bem-estar nos cuidados. Alia uma filosofia de cuidado própria a técnicas especificas para que tanto os cuidadores como as pessoas cuidadas se sintam seguros, confortáveis e dignificados durante a prestação de cuidados.

Isso é possível?

Apesar de complexo, sim, é possível e pode ser feito baseado na evidência. De facto os cuidados estão muitas vezes associados a doença, a perda, a dependência, mas os cuidados são também uma característica do ser humano (cuidamos de nós, cuidamos dos nossos, cuidamos dos outros). Por norma as pessoas gostam de cuidar, não gostam é das circunstâncias em que isso acontece. Para isso é preciso regressar à origem, às coisas simples, reforçar o foco na relação, na ligação emocional entre o cuidador e a pessoa cuidada, e promover um bom ambiente durante os cuidados. Para tal, oferecemos uma intervenção "360", apoiando cuidadores e lideranças na mudança das práticas e da cultura organizacional.

Estamos então a falar de simpatia e vocação?

A humanização de cuidados requer um conjunto de competências. Essas competências raramente são inatas, e muitas vezes podem ser melhoradas através da formação e treino prático. Muitas vezes a humanização de cuidados está associada à vocação e à boa educação, remetendo para a subjetividade, o acaso e à inconsistência. No entanto os cuidados humanizados não podem ser deixados à sorte, devem ser intencionais e de competência. Para isso devem ser aprendidos, desenvolvidos e melhorados, como qualquer outra atividade especializada.

Para isso é preciso mais recursos?

Da nossa experiência a dificuldade, na maioria das vezes não se prende com recursos, mas com práticas. Ou seja, muito raramente foi necessário encontrar novos recursos (humanos ou materiais), foi sim necessário rever práticas, ajustar rotinas e hábitos, que não correspondem às expectativas das pessoas cuidadas, dos cuidadores, nem da organização.

Quanto tempo demora a ter resultados?

Há resultados imediatos associados à formação, como a redução da agitação ou da recusa de cuidados, no entanto há resultados a médio longo prazo, como a redução da dependência funcional, das contenções, das lesões ocupacionais que advêm da utilização continuada da Humanitude, por parte de toda a equipa. Por isso recomendamos que entre 75% a 100% dos cuidadores sejam formados em Humanitude e que as práticas sejam encorajadas com reforço positivo, para que a implementação seja mais favorável. Como os resultados estão associados à mudança o tempo que demora pode ser influenciado pela dimensão da unidade, pelo número de cuidadores, ou pela resistência à mudança da equipa.

Em que organizações é possivel implementar a Humanitude?

A Humanitude já foi implementada e obteve resultados nas mais variadas tipologias de serviços de apoio social e de saúde, desde blocos operatórios a creches. O nosso principal foco de intervenção está nos Lares Residenciais, Centros de Dia, Serviços de Apoio Domiciliário, unidades de Cuidados Continuados, Hospitais. Centros de Atividades Ocupacionais. Porém, temos sido desafiados por outras organizações para as ajudar a melhorar a qualidade da relação com os clientes, familiares ou entre colegas. Com certeza podemos afirmar que qualquer organização terá todas as condições para ser uma Unidade Humanitude. Basta cuidar de pessoas!

Como é que se implementa a Humanitude numa organização?

O design de implementação da Humanitude foi estudado e validado cientificamente, por isso recomendamos que se faça em 4 etapas: 1) Sensibilização, 2) Disseminação, 3) Consolidação, 4) Certificação. Estas etapas são compostas por serviços de formação e/ou consultoria, e comprovadamente aumentam a eficiência do processo de implementação. Para um plano mais detalhado e personalizado de como podem ser uma Unidade Humanitude contate-nos.

Quanto é que custa a implementação da Humanitude?

Devido às características únicas da vossa organização não é fácil ter um valor predefinido fixo, no entanto sabemos que quanto maior a organização mais se dilui o investimento na melhoria da qualidade dos serviços e humanização dos cuidados. Sabe-se que a Humanitude está associada a ganhos de saúde importantes, como a redução de baixas médicas por lesão ocupacional, redução da dependência funcional, das quedas, e das contenções, sendo por isso um investimento com alto impacto social. Cada etapa de implementação tem um valor associado, que depende da dimensão da organização, das etapas que considerarem, das necessidades de acompanhamento e da duração da implementação. No entanto, a titulo ilustrativo, a implementação da Humanitude numa organização tipificada, com 35 colaboradores, 25 dos quais diretamente relacionados com a prestação de cuidados (técnicos e auxiliares), investe no processo completo cerca de 6.500€ até obter os resultados mencionados. Mais uma vez, devido à características únicas de cada organização, sugerimos que nos contate para o desenho de um plano de implementação personalizado e respetiva orçamentação.

Temos que passar pelas etapas todas?

Não. É possivel apenas completarem as etapas que consideram úteis. Em prol da autonomia, cada organização sabe de si.

Quais as condições de pagamento?

As condições de pagamento serão acordadas previamente e personalizadas a cada organização, atendendo à dimensão e ritmo do processo de implementação, com o intuito de responder às expectativas de ambasas partes. Reforçamos que somos uma cooperativa de solidariedade social sem fins lucrativos, e que os custos são apenas para assegurar a sustentabilidade e continuidade desta iniciativa de impacto.

Existem apoios para o financimento da implementação Humanitude

Sim, existem apoios independentes que são compativeis com a implementação da Humanitude, como o cheque formação, Pares 3.0, Adaptar+, ...

A formação é certificada pela DGERT?

Sim, dando resposta às exigiências legais da formação profisisonal.

Quantas pessoas podem estar na formação

Na etapa 1)Sensibilização os grupos podem ser formados por um máximo de 20 formandos, nas restantes etapas os grupos de formação são no máximo de 12 formandos. A formação tem um cariz prático pelo que grupos demasiado grandes comprometem o acesso à técnicas demonstradas durante a formação

Quando é que podem iniciar a implementação na nossa organização

A implementação pode iniciar-se após acordo entre as partes e conciliação de agendas.

Como funciona a Sensibilização (1)?

Esta etapa é composta por um diagnóstico e formação. O dagnóstico serve para identificar as necessidades organizacionais e a formação para alinhar a visão da organização com o processo de implementação da Humanitude. Sugerimos que todos os colaboradores da organização tenham esta formação.

Como funciona a Disseminação (2)?

A disseminação é composta por módulos de Formação-ação de 4 dias (28 horas) que podem ser seguidos ou repartidos entre 2 semanas. Esta etapa serve para disseminar as boas práticas preconizadas pela Humanitude. Sugerimos que a maior parte dos cuidadores (>75%) e toda a equipa técnica tenha esta formação. Na nossa formação-ação os formandos identificam pessoas para prestar cuidados durante a formação e aprendem a integrar a Humanitude no seu contexto de cuidados diários, utilizando os recursos já disponiveis. Os 4 dias de formação dividem-se entre 9 horas práticas em prestação de cuidados e 19 horas de formação teórico-prática. O 1º dia são 7 horas numa sala de formação da organização; os 2º, 3º e 4º dia serão 3 horas na prestação de cuidados e 4 horas na sala de formação da organização.

Como funciona a Consolidação(3)?

A etapa de consolidação, como o nome indica, serve para consolidar as práticas aprendidas na Disseminação. Assim damos uma formação (7h) para um grupo de lideres formais e informais da organização para que estes possam reforçar positivamente as boas práticas, dinamizem formação interna, integrem novos cuidadores, acompanhem e monitorizem as práticas e introduzam ações de melhoria. Temos ainda a possibilidade de um acompanhamento, através de consultoria, para ajudar a assegurar a eficiencia da implementação da Humanitude.

Como funciona a Certificação (4)

Apesar de ainda não podermos certificar a organização, temos já em vigor a atribuição do selo Humanitude. Para isso a organização que tenha feito o processo de implementação com sucesso deve manifestar o seu interesse para uma auditoria. Essa auditoria terá por base o referencial Humanitude, que está validado internacionalmente.